Descobrir Batalha

Centro de BTT da Batalha

Considerado pela Revista EVASÕES uma das melhores 100 ideias de Turismo em Portugal, o Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso é constituído por um edifício dotado de balneários, instalações sanitárias, área informativa e espaço destinado a lavagens e a pequenas reparações de bicicletas. Poderá desfrutar gratuitamente de uma rede de trilhos cicláveis e devidamente sinalizados, com mais de 300 Km, divididos em quatro níveis de dificuldade que percorrem os Concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria.

 

Foi o primeiro Centro de BTT do país homologado pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Este equipamento contou com o apoio do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural / ADAE (Medida 3, Acção 3.2.1.) e da União Europeia.


Percurso 1

Percurso em forma de raqueta, com início e fim comuns e parte central circular, com passagem em São Mamede, onde se pode também iniciar na prática de BTT. Desenvolve-se essencialmente por caminhos rurais atravessando zonas agrícolas, olival, eucaliptal e pinhal.


Track GPSPDF do PercursoGoogle Earth

Percurso 2

Percurso circular que percorre caminhos rurais e trilhos de floresta com alguma pedra calcária. Interesse paisagístico e patrimonial associado às aldeias e zonas naturais no planalto de São Mamede.


Track GPS

Percurso 3

Percurso circular por caminhos rurais, trilhos e single tracks florestais, apresentando muita pedra calcária no piso. Interesse paisagístico e patrimonial associado às aldeias e zonas naturais do planalto de São Mamede, alto da Maúnça e Reguengo do Fetal.


Track GPSPDF do Percurso

Percurso 4

Percurso em forma de 8, podendo ser iniciado na Vila da Batalha. Percurso exigente mas espetacular. Aconselha-se boa preparação e/ou fazer em dias com muitas horas de luz. Percorre todo o concelho com vários tipos de trilhos incluindo secções técnicas e com declives fortes.


Track GPSPDF do PercursoGoogle Earth

Percurso 5

Percurso circular coincidente com a seção sul do P4, com muita pedra, single tracks e caminhos rurais e florestais. Interesse paisagístico sobre o polje de Mira-Minde e Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.


Track GPSPDF do PercursoGoogle Earth

Percurso 6

Percurso circular pensado para poder ser iniciado na Vila da Batalha mas também pode ser feito a partir da Pia do Urso, percorrendo a parte central da rede de percursos e alguns pontos emblemáticos como a Maúnça e Reguengo do Fetal, por caminhos com alguma pedra não sendo muito técnicos.


Track GPSPDF do Percurso

Percurso 7

Percurso curto circular com partida/chegada à Vila da Batalha, fácil por pinhais e eucaliptais em praticamente toda a extensão apenas subindo um nível devido ao setor conhecido por «Amazónia» de single track técnico, de curta duração.


Track GPSPDF do PercursoGoogle Earth