Pedestrianismo

Andar a pé é uma excelente e saudável forma de conhecer uma região. No concelho da Batalha, pode desfrutar de quatro percursos pedestres que lhe permitirão descobrir a beleza natural da paisagem, aliando-a ao Património, à História e à Cultura. Do vale à serra, os pés dos amantes desta modalidade desportiva, são levados por itinerários que permitem a observação de diversas espécies de animais e de plantas, algumas delas únicas em todo o país.

Percurso PR1 - Mata do Cerejal

O Percurso Pedestre “Mata do Cerejal” tem início junto às Capelas de São Mateus e Nossa Senhora do “Ó”, classificadas como imóveis de interesse religioso percorrendo, de seguida, os principais locais de interesse do lugar de Alcanadas. A parte inicial do percurso desenvolve-se em plena Mata do Cerejal, zona natural bastante rica (inserida na Rede Natura 2000), quer em espécies animais como vegetais.

 

Características do percurso
Partida e Chegada: Junto à Capela de São Mateus
Coordenadas geográficas:  39º 38’ 04,725’’  -08º 47’ 59,864’’
Extensão: 9,5 Km
Duração aproximada: 3h00m
Tipo de piso: Predominantemente caminhos rurais e carreteiros
Grau de dificuldade: Médio


PDF do Percurso

Percurso PR2 - Buraco Roto

O Percurso Pedestre “Buraco Roto” inicia-se no Largo da Palmeira, o centro da Freguesia de Reguengo do Fetal, prosseguindo em direcção ao Buraco Roto – gruta necrópole de uma beleza e enquadramento paisagístico deslumbrante e que nos meses mais chuvosos, debita grandes quantidades de água, criando uma cascata.

 

Características do percurso
Partida e Chegada: Largo da Fonte
Coordenadas geográficas:  39º 38’ 21,179’’   -08º 45’ 49, 687’’
Extensão: 6 Km
Duração aproximada: 2h30m
Tipo de piso: Predominantemente por caminhos rurais, carreteiros e calçada
Grau de dificuldade: Médio.


PDF do PercursoGoogle Earth

Percurso PR3 - Rota dos Moinhos

O Percurso Pedestre “Rota dos Moinhos”, inicia-se junto à Escola Básica dos Crespos, próximo da entrada Norte do EcoParque Sensorial da Pia do Urso. É um percurso que permite o contacto com a Natureza, podendo ser observadas inúmeras espécies animais e vegetais. A par da fauna e da flora, e tal como o nome indica, o percurso é marcado pela existência de vários moinhos, alguns deles ainda em funcionamento.

 

Características do percurso
Partida e Chegada: Junto à Escola Básica dos Crespos
Coordenadas geográficas:  39º 36’ 12,355’’  -08º 42’ 05,158’’
Extensão: 6,7 Km
Duração aproximada: 3h00m
Tipo de piso: Predominantemente por caminhos rurais e carreteiros
Grau de dificuldade: Médio


PDF do PercursoGoogle Earth

Percurso PR4 - Caminho de Ferro Mineiro do Lena

Construído nos anos 20 para escoar o carvão da pequena bacia carbonífera da Batalha (Mata e Barrojeiras), o Ramal do Lena ligava, na primeira fase, a Linha do Oeste, na Martingança, à histórica Vila, com término no Pinhal Manso, no local que passou a ser designado por Estação Velha, entre a Vila Facaia e a Jardoeira. Das minas, o carvão era transportado até à estação batalhense, em carroças e em caminhões que davam os primeiros passos na época, o que não podia ser ainda a solução definitiva para o escoamento do carvão feito de forma rápida e tanto quanto possível rendível.

 

Características do percurso
Partida e Chegada: Ponte da Boitaca ou Minas das Barrojeiras
Coordenadas geográficas:  39º39’26’’;-08º49’54’’ ou 39º22’14’’;-08º48’15’’
Extensão: 6 Km
Duração aproximada: 1h45m
Tipo de piso: De pequena rota, por caminhos rurais e asfalto
Grau de dificuldade: Baixo


PDF do PercursoGoogle Earth